Tradição em Ingaí, queima da fogueira sofrerá alterações devido a pandemia

No próximo dia 24, a Igreja celebra o dia de São João Batista, mas na paróquia dedicada ao santo, na cidade de Ingaí, as comemorações se aquecem mesmo no dia anterior, 23, com uma tradição de mais de 80 anos: a fogueira de São João. Neste ano, por causa da pandemia, a festa ganhará uma roupagem nova.

Segundo o pároco, padre Rodrigo Coimbra Ladeira, essa “é uma tradição muito forte e bonita porque revigora a fé do povo a São João Batista a cada ano. A gente vê o amor que o povo de Ingaí tem para com o Santo, por isso, o desejo de cumprir a promessa que esse ano completa 89 anos”, explica.

A devoção ao santo pela comunidade teve início há 89 anos atrás, depois de uma descarga elétrica cair na igreja do então povoado, restando apenas a pintura da imagem do padroeiro São Sebastião. Assustados com o fato, o povo rezou pedindo a intercessão de São João e, como forma de agradecimento, passou a queimariam uma grande fogueira na véspera de sua festividade.

“A primeira fogueira foi queimada no ano de 1932. No ano seguinte, a comunidade acolheu a imagem de São João Batista que ainda é venerada na igreja. A promessa seguiu sendo cumprida. Todos os anos a fogueira era construída no entorno da Igreja Matriz.  Foi a partir de 1997 que a fogueira começou a ser construída em tamanho gigante, com média de 30 metros de altura, já estando sua confecção, sob responsabilidade da prefeitura municipal”, explica o professor e historiador de Ingaí, Vinícius Ferreira Batista.

Tombada como patrimônio histórico do município, a tradição da queima da fogueira sofrerá algumas alterações, diante na necessidade do isolamento social, e das normas de prevenção à proliferação do corona vírus. “Esse ano, devido a pandemia, a fogueira foi construída ao lado da Matriz com 2 metros de altura. Apenas para poder cumprir a promessa como é realizado todos os anos. Neste dia 23 de junho, celebrando a a vigília da solenidade de São João Batista, após a Missa das 18 horas é abençoado a fogueira e acesa”, explica o padre. A cerimônia vai ser transmitida ao vivo pelas redes sociais da Paróquia de Ingaí.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA!