Trote Solidário: MUR mobiliza calouros para doação de sangue em Lavras

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se uniram para mais uma edição de ato solidário. Eles doaram sangue na Unidade de Regional de Pronto Atendimento (URPA), onde funciona um posto de coleta da Fundação Hemominas. A mobilização envolveu 35 calouros e 4 veteranos, tendo sido organizada pelo Ministério Universidades Renovadas (MUR). O trote solidário integrou a programação oficial de Recepção de Calouros.

O MUR está empenhado na promoção da doação de sangue desde 2010, com ações organizadas a cada início de período letivo. Além da campanha, o grupo também é responsável por atividades como a missa Universitária (que ocorre às quartas-feiras, às 18h, na Capela Ecumênica), o Grupo de Oração Universitário (GOU) e a campanha Natal dos Sonhos. Para outras informações sobre o MUR, é possível acessar sua página no facebook.

Saiba por que é importante ser um doador

Pacientes em tratamento contra o câncer, que têm doenças genéticas, que sofrem queimaduras ou outros acidentes, que vão se submeter a cirurgias, entre outras situações, podem precisar de transfusão de sangue. Nesse caso, seu atendimento depende da solidariedade de um doador.

Para o doador, o procedimento é simples: ele passa por uma triagem clínica na unidade hemoterápica, faz um teste rápido para verificar se não há risco de anemia, recebe um lanche para garantir sua hidratação e segue para a coleta do sangue, procedimento que demora poucos minutos. São retirados cerca de 450 ml de sangue. Em 24 horas, o organismo repõe o volume líquido de sangue doado e não há prejuízos para quem pratica o gesto.

Para doar sangue, é necessário atender a critérios de saúde específicos. Consulte a página da Fundação Hemominas e saiba mais.

Fonte: www.ufla.br

Fotos: MUR