Valorizando a arte e a história, Ritápolis apresenta nova pintura no forro da igreja

Uma forma de recordar a história e valorizar a beleza e influencia da arte sacra. Após dias de estudos, análises e trabalhos, enfim, a comunidade ritapolitana vai poder conhecer a nova pintura do forro da capela-mor do Santuário de Santa Rita de Cássia. A obra, realizada pelo restaurador Carlos Magno de Araújo, será apresentada através de uma cerimônia solene, no próximo final de semana.

Segundo o pároco e incentivador, padre Adriano Tercio Melo de Oliveira, a iniciativa foi da Paróquia com o apoio do Conselho de patrimônio municipal. “Já era um sonho de anos atrás e que, agora, depois de dois anos comigo à frente da paróquia, pudemos realizar. As referências foram duas fotografias que registram a pintura que existia antes e também a memória do povo que ainda lembra de como era no passado”, explica.

A obra retrata o instante em que a padroeira recebe de Jesus Cristo um espinho. Sem dúvida, uma forma de evangelização expressa através da arte. “A Igreja, desde o início de sua existência, sempre foi uma uma grande produtora e patrocinadora das artes em todas as suas manifestações. Isso se dá justamente por ela acreditar que, pela arte, se evangeliza de uma forma peculiar. A arte revela a beleza e por ela nos remete ao Belo por excelência que é Deus”, completa o sacerdote.

E a expectativa da população é grande. Segundo o padre, o povo tem participado de forma ativa nas obras, bem como o poder público, através da secretaria de cultura da prefeitura Municipal de Ritápolis. “O apoio vem através das orações, doações diversas e incentivo pela manutenção do patrimônio histórico local e por resgatar parte considerável da cultura e religiosidade de Ritápolis”.

Pelas redes sociais Viviani Andrade se mostrou animada e ansiosa. “Será um momento único para a nossa paróquia, voltar a ver o teto com suas imagens, mesmo que não seja a retratação original, é voltar no tempo e valorizar o patrimônio da paróquia”. O comentário se completou com a euforia e curiosidade de Maria Luiza Rezende. “Já estamos ansiosos com todo o evento religioso. Vamos participar pelo YouTube, se Deus quiser. Depois com calma visitaremos o santuário para admirar a arte do forro e pedir as bênçãos de Deus e de Santa Rita”.

Além da apresentação da pintura, a celebração também vai realizar a entronização da imagem de Nossa Senhora do Terço e de São João Batista, no altar lateral do templo. A programação conta com celebrações de missas, concerto musical e translado motorizado com a imagem da padroeira. Veja: