Vicentinos de Prados realizam evento de integração e partilha

Os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo da cidade de Prados se reuniram no último domingo, 10, para um encontro com todos os membros das conferências de São Vicente de Paulo da cidade e alguns visitantes de outros municípios. Um momento festivo para comemorar a união e força do movimento e para agradecer as bênçãos recebidas na continuidade desse movimento de caridade e amor fraterno.

A programação contou com missa, caminhada de fé, formação e partilha. A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros.

Hoje, a SSVP está presente em 150 países, nos cinco continentes, e conta com mais de 800 mil membros. Os vicentinos fazem do sonho do beato Ozanam, que é abraçar o mundo em numa rede de caridade, uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana. A missão da SSVP é minimizar a miséria dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.

A base do trabalho vicentino é a interação direta e individual com aqueles que estão com necessidades, bem como as suas famílias, independentemente das suas origens ou das suas crenças. Eles trabalham na promoção integral do assistido, orientando-o no plano material, mas muito mais no plano espiritual, para levá-lo a participação no Reino de Deus.

Os membros se reúnem semanalmente em conferências para debater e sugerir maneiras de atender a essas famílias carentes, que são cadastradas após sindicância socioeconômicas. Todas as ações são fundamentadas e pautadas em um livreto, a Regra.