Visita Pastoral em Barroso é marcada por demonstrações de fé, alegria e partilha

Terminou no último domingo, 19, a Visita Pastoral do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, na Paróquia Sant’Ana, em Barroso. Na ocasião, Dom José Eudes visitou instituições, reuniu com paroquiano, presidiu celebrações, partilhou e confraternizou com os moradores.

A chegada do bispo se deu na quinta-feira, 16, com um animado clima de festa. “A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do presbitério. Deve ser momento forte de evangelização e animação missionária”, explica Dom José Eudes.

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia. “A visita de Dom José Eudes à nossa paróquia foi edificante. Mesmo em meio a uma extensa programação, o senhor Bispo se manteve disposto e atento. O carisma de Dom José com certeza marcou profundamente essa experiência de proximidade”, destacou o paroquiano Leonardo Elias.

A programação contou com diversas celebrações de missas; Visita as escolas, à APAE, Bênção para as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, e de Desenvolvimento Social; Visita ao trabalho da Pastoral da Saúde (Farmacinha, Pechincha e Fábrica de fraldas); ao
projeto Garoto Cidadão – Centro Ser; almoço no CEPAS; ao Batalhão da PM Barroso, participou do programa “Unidos pela Vida” na Rádio Liberdade FM, além de visitar os enfermos, entre eles, Dona Lourdinha. “Dona Lurdinha é um exemplo para todos nós de uma vida inteira dedicada a Deus. Certamente esteve na base da construção da fé de grande parte da população de Barroso. Obrigada pelo gesto de carinho para com ela, Dom José Eudes e Padre Jorge”, detalhou a barrosense Simone Salgado, em suas redes sociais.

No domingo, pela manhã, Dom José Eudes presidiu o sacramento do Crisma, ungindo com o Santo Óleo diversos jovens da comunidade. Dom José Eudes ainda participou de encontros de partilha e confraternização junto de lideranças de pastorais e membros da comunidade. Em todos os locais em que se encontrou com os paroquianos, Dom José Eudes contou com a companhia do pároco, Padre Jorge Wilsson Fonseca, do Vigário Paroquial, Padre José Raimundo da Costa, e do seminarista Jordano. Além do carinho de pessoas de todas as idades, o bispo também recebia presentes e diversas homenagens.

“Foram dias muito abençoados para nossa comunidade. Nosso Bispo se fez próximo de todas as realidades da vida de nossa paróquia e cativou a todos com sua simplicidade, afeto e ternura. Esteve ao lado das crianças, dos enfermos, dos carentes e de todas as lideranças leigas de nossa amada paróquia. Foi um tempo onde renovamos nossa esperança e reafirmamos nosso ardor missionário. Um verdadeiro tempo de graça”, pontuou o Padre Jorge.