Você conhece a Capela da Piedade, do Séc XVIII, no centro de São João del-Rei?

Nossa Senhora da Piedade é Padroeira de Minas Gerais e o que muitas pessoas ainda não sabem é que no centro da histórica cidade de São João del-Rei se encontra uma belíssima e modesta Capela dedicada ao título mariano. A Capela pertence a Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e é possível encontra-la aberta para visitações.

O pequeno templo foi construída em 1745 em frente à antiga Cadeia Pública (hoje Museu de Arte Sacra). Os presos assistiam a missa através das grades. Com a transferência da cadeia para a Casa de Câmara e Cadeia, em 1850, a pequena capela passou a ser utilizada como Passo da Paixão nas celebrações da Quaresma e da Semana Santa.

Em 2020 a Capela passou por um processo de restauração custeado pelo Fundo Municipal de Patrimônio e pela Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, tendo a beleza da arte sacra sendo valorizado através do trabalho de resgate artístico do restaurador Carlos Magno de Araújo.

“A preservação da capela é uma forma de se manter vivo o testemunho de fé dos nossos antepassados, em Deus e na proteção da Virgem Maria. A Capela foi construída pela Irmandade de São Miguel e Almas na prática do cuidado da Igreja com os encarcerados, vivendo uma das dimensões da misericórdia. Se trata de uma bela arquitetura, expressão de cultura e beleza, com destaque na imagem de Nossa Senhora da Piedade, atribuída ao Mestre Valentim Correa Paes”, pontua o pároco, Monsenhor Geraldo Magela da Silva.

Fotos de Carlos Magno e Marcos Luan