Você já agradeceu a Deus hoje?

Nossas orações devem ter sempre um caráter de ação de graças, afinal, Deus nunca nos abandona, mesmo quando parece acontecer o contrário. Você certamente deve ter motivos para agradecer hoje, e motivos diferentes dos que agradeceu ontem.

Nos momentos mais difíceis da nossa vida, Deus nos convida a acreditar em seu amor e sua infinita misericórdia. Através do louvor, demonstramos toda a nossa fé em Deus, ou seja, acreditamos que nosso Pai é bom o tempo todo. Por isso, é importante saber como agradecer e louvar a Deus em todas as circunstâncias:

Em uma de suas homilias, Papa Francisco instiga as pessoas a se questionarem diante das atitudes. “Se somos capazes de dizer obrigado? Quantas vezes dizemos obrigado em família, na comunidade, na Igreja? Quantas vezes dizemos obrigado a quem nos ajuda, a quem está ao nosso lado, a quem nos acompanha na vida?! (…) isto acontece também com Deus… É fácil ir ter com o Senhor para Lhe pedir qualquer coisa, mas voltar para Lhe agradecer…”

Para que a resposta seja também de gratidão a Deus, de amor e confiança. E a palavra de Deus nos ensina a ser agradecidos, como no Salmo 118, versículo 29:

“Dai graças a Javé, porque ele é bom; porque eterno é seu amor.”

E tem mais! Confira esses 12 versículos e encha o coração de Deus, e o seu, de uma verdadeira alegria:

1- “Em todas as ocasiões dai graças a Deus. Esta é a vontade de Deus a respeito de vós em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5,18)

2- “Não vos inquieteis com nada, mas em toda necessidade apresentai a Deus vossos pedidos com orações, súplicas e ações de graças.” ( Filipenses 4,6)

3- “Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor” (Jonas 2,9)

4- “Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor, louvai-o, bendizei seu nome; pois Javé é bom, eterno é seu amor, e sua fidelidade se estende a todas as gerações.” (Salmo 100,4)

5- “Por isso, ó nosso Deus, agora vos damos graças e louvamos vosso Nome glorioso.” (1 Crônicas 29,13)

6- “Vós sois meu Deus e vos rendo graças, vós sois meu Deus e vos exalto. Dai graças a Javé, porque ele é bom; porque eterno é seu amor.” ( Salmo 118, 28-29)

7- “Que vossa conduta seja livre de avareza, contentando-vos com o que tendes no momento; pois o próprio Deus disse: ‘Nunca te deixarei, nem te abandonarei’.” (Hebreus 13,5)

8- “Dou graças a Deus, a quem sirvo como meus antepassados, com consciência pura, lembrando-me sempre de ti em minhas orações, noite e dia.” (2 Timóteo 1,3)

9- “Pois tudo é dele, por ele e para ele. A ele seja dada a glória para sempre! Amém.” (Romanos 11,36)

10- “Por meio dele, portanto, ofereçamos a Deus em todo o tempo um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam seu nome.” (Hebreus 13,15)

11- “Agradecendo a Deus Pai, que vos tornou dignos de participar da herança dos santos na luz.” ( Hebreus 1,10)

12- “E tudo o que fizerdes em palavras e obras seja feito em nome do Senhor Jesus, agradecendo por meio dele a Deus Pai.” ( Colossenses 3,17)

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).