Você sabe o que é Óbolo de São Pedro?

Neste final de semana, comemora-se a festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, e também o Dia do Papa. Nesse dia as coletas de todas as missas serão destinadas a campanha chamada Óbolo de São Pedro, que a Igreja, em nome do Santo Padre, destina à ajuda humanitária em todo mundo.

Segundo explica o site do Vaticano, o Óbolo de São Pedro é “a ajuda econômica” que os fiéis oferecem ao Santo Padre “como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados”. A coleta é realizada em todas as dioceses no “Dia mundial da caridade do Papa”, todo dia 29 de junho ou no domingo mais próximo da Solenidade de São Pedro e São Paulo.

A Santa Sé assinala que a origem desta prática data do final do século VIII, depois da conversão dos anglo-saxões, os quais se sentiram “tão ligados ao Bispo de Roma que decidiram enviar, de maneira estável, um contributo anual ao Santo Padre”. Em agosto de 1871 o Papa Pio IX a regularizou através da encíclica “Saepe Venerabilis”.

Rezemos todos pelo Santo Padre, o querido Papa Francisco, com orações que traduzam amor, veneração, respeito e obediência.