XIX Domingo do Tempo Comum

Ev Lc 12, 32-48

“Ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes.” (Lc 12, 40).

No evangelho Jesus propõe a todos nós estarmos vigilantes. A vigilância é uma atitude bíblica. Segundo o evangelho, a vigilância é uma atitude do cristão que espera a volta do seu Senhor, o qual ao voltar encontrando seus servos a vigiar, os fará sentar à mesa e os servirá. Onde colocamos nossa segurança? Também a leitura da carta aos Hebreus descreve a experiência de fé dos personagens centrais da História da Salvação. A fé é um dom de Deus, mas também é conquista. Na medida em que nós preocupamos em viver uma experiência profunda de fé, seremos vigilantes na prática dos valores e das virtudes.

No mês de agosto voltamos nossa atenção para as diversas vocações na Igreja. No primeiro domingo somos chamados a refletir sobre a vocação do Padre. Os Padres em nossas comunidades têm a missão do serviço: colocaram-se a serviço da Evangelização e da Santificação das pessoas por causa de seu ministério ordenado. Eles anunciam a Palavra de Deus, evangelizam, orientam, mostram o caminho certo para as pessoas serem felizes. Administram os Sacramentos, facilitando assim o processo de santificação para os fiéis cristãos. É uma linda vocação, porém muito exigente aos que a ela responderam.

Você é próximo do Padre de sua Comunidade? Se não o for ainda, quem sabe se nesta semana não fosse bom uma visita a ele, para uma conversa e para lhe manifestar a gratidão por todo bem que você percebe que ele faz em benefício da Comunidade. Nossos Padres precisam de pessoas amigas e sinceras que sejam capazes de apontar para eles as coisas boas que estão fazendo na Comunidade. E reze também por nós! Queremos ser bons pastores para nosso povo. E isto conseguiremos também pela oração de todos que entendem a nossa vocação na Igreja!

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).