XXVIII Domingo do Tempo Comum

Ev Lc 17, 11-19.

“Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. (Lc 17, 19).

Consciente de sua missão Jesus faz o bem a quem dele se aproximava com fé. Na passagem de hoje vemos os dez leprosos que acreditam no poder de Jesus. Parados à distância, gritam a Jesus para que tenha compaixão deles. Sabemos dos preconceitos existentes naquela época para os portadores da hanseníase. Não podiam conviver na família e nem na sociedade. Jesus ordena que eles se apresentem aos sacerdotes no Templo, confirmando que estavam purificados e que poderiam novamente voltar ao convívio social. Somente da parte de um deles, que era samaritano, veio a iniciativa de voltar e agradecer. E mais uma vez a bondade e a segurança que Jesus lhe transmitiu: “Vai, tua fé te salvou”.

Novamente nesta passagem do evangelho Jesus nos ensina sobre nossa atitude de fé. Cada um de nós certamente já experimentou mais de uma vez a bondade do Senhor em nos curar de alguma forma de lepra! Se não fisicamente, contudo experimentamos a força de Deus sobre nós, capaz de marcar nossa vida. Deus é fiel em sua bondade para conosco e para com todos que se abrem à sua ação misericordiosa. É através da fé que entramos em comunhão de vida com Deus e será através desta fé que Deus quer que sejamos missionários para darmos testemunhos de seus benefícios para conosco.

Ligando esta passagem do evangelho com nosso cotidiano, percebemos que ser necessário desenvolver em nós duas atitudes: superarmos preconceitos em nossos relacionamentos sociais no contexto em que vivemos e sermos agradecidos seja diante de Deus pela atenção e bondade para conosco, como também às pessoas que nos prestam atenção e ajuda.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).