13º Domingo do Tempo Comum

Ev Lc 9, 51-62

“Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”. (Lc 9, 62)

O cristão, pelo batismo, é aquele que se compromete a seguir Jesus Cristo em qualquer situação de sua vida. O Evangelho deste domingo nos mostra como Jesus foi determinado em seguir o projeto proposto por Deus Pai. De modo muito resoluto Ele se dirige para Jerusalém, convicto de que se lá deveria ser entregue pelos chefes do povo, os Sacerdotes e Mestres da Lei, às autoridades romanas para ser crucificado. O evangelista São Lucas nos descreve isto de modo muito claro, como também apresenta as condições para aqueles que se propõem a seguir Jesus: despojamento para acolher as realidades de uma vida simples a exemplo de Jesus; desapegar-se de pessoas que são importantes em nossa vivência familiar, para colocar Jesus e o Reino de Deus em primeiro lugar; não ficar dividido por outras propostas de vida.

Somos chamados por Deus a uma vida em santidade. A cada um Deus se revela de maneira original e convoca a viver segundo a sua vontade. Ele conta conosco para irradiar o seu plano de amor em atos e palavras. Na primeira leitura destedomingo temos o exemplo do profeta Elias e o seu seguidor, Eliseu. Com a doação de suas vidas souberam ajudar o povo de Israel a permanecerem fiéis às propostas de Deus.

Jesus deseja que nós, seus seguidores, sejamos pessoas prontas a superar o individualismo, a acomodação, a administração egoísta dos bens, a tendência a fazer somente o que nos agrada pessoalmente. Sem perceber, podemos nos tornar escravos de coisas, de aspirações distanciadas daquilo que deverá o essencial para nossa vida cristã. Corremos atrás de bens, de modismos, de apelos consumistas. Há porem, no dizer de São Paulo, outro modo de viver, que é sob a condução doe a força do Espírito Santo. Ele nos torna livres para vivermos na simplicidade, na alegria de servir, na capacidade de amar como Jesus nos ensinou.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).