Jovens se reúnem em Aparecida/SP para Romaria Nacional da Juventude

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, SP, foi palco, no último final de semana, dias 9 e 10, da primeira Romaria da Juventude. Com o tema “Juventude com Cristo na casa de Maria”, o evento, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, reuniu centenas de jovens, das diversas expressões juvenis da Igreja no Brasil.

26312405996_895688f09b_oSegundo padre Roberto Modesto, assessor do Setor Diocesano de Juventude, o evento, além de se preparar para os 300 Anos da aparição da Virgem Maria, foi também uma oportunidade de aproximar o jovem da Mãe de Jesus. “Nossa Senhora Aparecida já nos veio visitar quando passou pela Diocese de São João del Rei. E, agora, foi à vez da juventude ir visitá-la. E não só a juventude da Diocese de São João del-Rei, mas de todo o Brasil. Experiência que diz da riqueza da pluralidade de nossa Igreja. É a unidade na diversidade”.

12938139_1032624350155761_5690371030021442899_nA programação, que teve início na manhã de sábado, 09, contou com momentos de oração, música, dinâmicas e rodas de conversa. Dividido em cinco tendas temáticas, os jovens puderam desfrutar de catequeses, conduzidas pelos bispos referenciais para a Juventude nos regionais da CNBB.  “Foi um momento muito especial, pois celebramos nossa fé e juventude. Além disso, tivemos contato direto com todos os bispos do Brasil que estavam em Aparecida”, destacou Lucas Lara, coordenador do Setor Diocesano de Juventude da Diocese de São João del-Rei.

Oficinas, talk show e intervenções artísticas também fizeram parte das atrações das tendas.

NOITE DE EMOÇÕES

620-414-0-0 (4)No início da noite, a atenção se voltou para a Tribuna Bento XVI onde ocorreu um show evangelizador com cantores católicos. Apresentado por padre Joãozinho, a atração contou com a presença de vários nomes da música católica. Sentimentos de alegria e emoção mesclavam no coração dos jovens, como o Igor Chaves, de Resende Costa/MG. “Passei o dia todo cantando uma música muito importante para mim e quando começaram os shows eu não imaginava que fossem cantar exatamente aquela música. Quando cantaram eu fiquei todo arrepiado e senti que a Mãe Aparecida estava querendo me mostrar que era ali o meu lugar. Senti mais forte a presença do Espírito Santo em mim”, explicou o jovem se referindo a canção “O Céu se Abre” de Walmir Alencar.

620-414-0-0 (2)Após o show, uma procissão luminosa dos jovens com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, percorreu os arredores do Santuário. Passando pela Porta da Misericórdia, até o altar central da basílica. Muitos se emocionaram com o momento mariano. “Todo o evento foi especial para mim, afinal estava com pessoas muito queridas, mas no momento da procissão, atrás da imagem da Mãe Aparecida, foi o ponto forte. É sempre bom ver e estar com pessoas dispostas em demonstrar a alegria que é ser de Deus na casa de Nossa Senhora. É sempre bom estar perto da Mãe”, indagou Juliana Carvalho, que integra o grupo da Juventude Missionária de São João del-Rei.

Após o cortejo, os jovens realizaram a meditação dos Mistérios Luminosos do terço. Entre cada mistério, um bispo conduziu uma reflexão. A programação contou ainda com adoração.

ENCERRAMENTO DO EVENTO

620-414-0-0 (3)O evento foi encerrado no domingo,10, com uma procissão do estacionamento superior do Santuário até a Porta Santa da Basílica. Os jovens fizeram todo o percurso cantando e rezando com o entusiasmo e a alegria típicos da juventude. Após o cortejo, a juventude participou de uma missa com os bispos presentes na 54ª Assembleia Geral da CNBB.

A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo Arcebispo emérito da arquidiocese de São Paulo, Cardeal Dom Cláudio Hummes e pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

12980789_997245330358261_1506257131_o
Dom Célio O. Goulart, bispo de São João del-Rei, posa para foto juntamente com alguns grupos juvenis presentes no evento, em Aparecida. (FOTO: WILLIAN CARVALHO)

Presença da Diocese

Romaria_jovens1Ao todo, foram nove caravanas da região diocesana de São João del-Rei. Com diversos grupos e expressões juvenis, o evento contou com participantes de São João del-Rei, Lavras, Prados, Resende Costa e Madre de Deus de Minas. Padres como Sérgio França e Roberto Modesto – ambos que trabalham diretamente com jovens – também marcaram presença na Jornada Nacional da Juventude.

Fotografias: Lucas Silveira, Thiago Leon (A12) e Willian Carvalho