No último final de semana aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP, a Ordenação Diaconal do Frater Pablo Vinícius Reis Moreira, da Congregação do Santíssimo Redentor. A celebração foi um momento de grande alegria e significado para a Igreja.
O jovem é natural da cidade de Dores de Campos e foi na Paróquia Nossa Senhora das Dores que ele deu os primeiros passos para a caminhada vocacional. Segundo o pároco, Padre João Rodrigues de Paula, o momento foi de grande alegria para toda a comunidade. “No contexto do Jubileu da Esperança, este acontecimento se reveste de um profundo sentido de renovação da fé e do compromisso missionário. A ordenação de um filho de Dores de Campos/MG evidencia que Deus continua a chamar operários para a sua messe, fortalecendo a missão evangelizadora da Igreja no mundo de hoje. Para a Paróquia Nossa Senhora das Dores, este evento é motivo de júbilo e gratidão, pois testemunha os frutos da fé cultivada em sua comunidade”.
O sacerdote ainda reforçou a importância de se cultivar a fé e valorizar os trabalhos pastorais desde a infância. “A Ordenação Diaconal do Fr Pablo Vinícius é reflexo da semente lançada em seu coração desde a infância, no seio da família e da Paróquia, impulsionando o seu crescimento no serviço ao próximo e na vivência do Evangelho. Sua ordenação não apenas exalta a importância do Sacramento da Ordem, mas também inspira os jovens a discernirem o chamado de Deus em suas próprias vidas. Dores de Campos celebra este momento com imensa alegria e reconhecimento, pois, vê um de seus filhos sendo confirmado na missão de servir a Deus e à Igreja. A cidade, marcada por sua tradição religiosa e devoção mariana, sente-se representada e agraciada pela caminhada vocacional de Pablo Vinícius. O seu sim ao chamado de Deus é um testemunho vivo de que Deus continua a agir na história e a chamar pessoas dispostas a entregar suas vidas pelo Reino. Seu ministério, é um sinal de que a esperança cristã se manifesta na dedicação e no amor ao próximo, conforme ele expressou no tema escolhido: “A Caridade de Cristo nos impele” (2Cor 5,14). Que sua vocação seja fecunda, levando luz e paz onde for enviado, e que sua caminhada inspire muitos outros jovens a dizerem “sim” ao chamado do Senhor”, pontua.
A cerimônia foi presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida/SP, e concelebrada por diversos padres. O rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre os ordenandos como diáconos e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço.
Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.
Fotos: TV Aparecida/Portal A12































