Você sabe o significado da medalha de São Bento?

Uma piedade muito conhecida é o uso da medalha de São Bento, Santo celebrado pela Igreja no dia 11 de julho. Essa medalha remonta ao século XVII e é cunhada tendo de um lado a imagem do Santo, com um cálice do qual saem uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento das quais São Bento saiu milagrosamente ileso.

O outro lado da medalha apresenta uma cruz e, entre os seus braços, estão gravadas as iniciais CSPB, que em latim querem dizer Crux Sancti Patris Benedicti, que em português significam: Cruz do Santo Pai Bento. Em meio ao símbolo da cruz, a oração do santo:

“A Cruz Seja Minha Luz

Não seja o dragão o meu guia

Retira-te Satanás, Nunca me aconselhes com suas vãs!

É mau o que ofereces

bebe tu mesmo os teus venenos”.

Os católicos usam essa medalhinha no intuito de receberem proteções especiais por intercessão desse grande Santo. Vale lembrar que não se deve usar como um amuleto ou algo que dê sorte, como uma espécie de objeto mágico. Essa medalhinha deve levar o fiel a aprofundar-se na sua fé e na sua confiança em Deus.

Uma prática muito boa é rezar todos os dias as frases que a medalha traz, que manifestam explicitamente uma adesão pessoal à cruz de Jesus e uma forte repulsa a tudo que vem do demônio.

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).