A Província Eclesiástica de Juiz de Fora, que abrange a Arquidiocese de Juiz de Fora e as Dioceses de São João del-Rei e Leopoldina, realizou na manhã da última terça-feira, 19 de maio, uma reunião no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, da Diocese de Leopoldina, localizado na cidade de Juiz de Fora, e contou com a presença dos três bispos, além de padres representantes das dioceses da província.
Segundo Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de São João del-Rei, este encontro é de extrema importância para a realização do trabalho de evangelização na província. “Interessante a nossa reunião da província e, sobretudo, perceber o belo trabalho de evangelização que vem acontecendo em nossa região pastoral”. Além de Dom José Eudes, a Diocese de São João del-Rei foi representada, também, pelo Vigário Geral, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, o reitor do Seminário São Tiago, Padre Javé Domingos da Silva, e do Juiz Auditor, Padre Saulo José Alves.
Para Dom Edson José Oriolo dos Santos, Bispo de Leopoldina, os encontros demonstram a preocupação da Província Eclesiástica com a evangelização. “Como província, mesmo sabendo da individualidade da caminhada de cada diocese, nós partilhamos esses trabalhos, o que vai ajudando a fortificar o nosso trabalho, o nosso projeto de evangelização para anunciar o reino dos céus, o reino de Deus”.
Dentre as pautas trabalhadas, foi apresentado as Obras Sociais Pró-Moradia, uma instituição sem fins lucrativos localizada em Muriaé/MG, fundada em 1992 por Padre Tiago Prins, que atua no combate ao déficit habitacional. A iniciativa utiliza o sistema de mutirão com trabalho voluntário para construir e entregar casas a famílias em situação de vulnerabilidade.
Os bispos também partilharam sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), documento orientador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que estabelece os rumos pastorais para as dioceses e paróquias do país.
Informações e fotos: Arquidiocese de Juiz de Fora






