Fiéis festejam Sant’Ana, padroeira das cidades de Lavras e Barroso

Milhares de fiéis participaram neste domingo, 26 de julho, das celebrações em honra a Sant’Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus Cristo. A data, tradicionalmente dedicada também aos avós, reuniu comunidades em momentos de oração, procissões e manifestações de fé nas cidades de Lavras e Barroso, onde Sant’Ana é venerada como padroeira.

Segundo a tradição cristã, Sant’Ana e São Joaquim viveram em Nazaré e, após muitos anos sem conseguir ter filhos, confiaram inteiramente na providência divina. Após um período de intensa oração e penitência, receberam o anúncio de que seriam pais de Maria, escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador. Por essa razão, Sant’Ana é reconhecida como padroeira das mães, das gestantes, das mulheres que desejam ter filhos e dos avós.

Em Barroso, a programação religiosa teve início nas primeiras horas da manhã com a celebração da Santa Missa e bênção dos avós. A segunda celebração eucarística do dia festivo foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Durante a homilia, o pastor diocesano destacou o testemunho de Sant’Ana e São Joaquim como modelo de confiança em Deus e de educação na fé.

“Celebramos a memória de um casal muito expressivo e exemplar na vida cristã, que colocou sua existência nas mãos de Deus e colaborou com o seu plano de salvação. Sant’Ana e São Joaquim nos ensinam que a santidade é construída na vivência da caridade, da fraternidade e da fidelidade à vontade do Senhor. Que suas vidas inspirem nossas famílias a permanecerem firmes na fé e no amor”, afirmou Dom José Eudes.

O bispo também agradeceu o empenho dos leigos, pastorais, movimentos e voluntários envolvidos na organização da festa, ressaltando o testemunho de uma Igreja viva que se fortalece pela participação do povo de Deus. “É bonito contemplar o rosto desta Igreja reunida em torno de sua padroeira. Ao longo dos dias de preparação, muitas pessoas ofereceram seu tempo, seu trabalho e sua dedicação para que esta celebração acontecesse. Esse espírito de comunhão faz a história da paróquia continuar sendo escrita com fé e esperança”, destacou.

Em Lavras, a programação religiosa contou com diversos horarios de missas. Ao longo do dia, centenas de devotos passaram pela Igreja Matriz para participar das comemorações, que tiveram como um dos momentos mais marcantes a procissão pelas ruas da cidade. O encerramento da festa aconteceu com a Missa Campal, celebrada no adro da Igreja Matriz e presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes.

“A festa da nossa padroeira Sant’Ana foi simplesmente impecável, começando pela novena, visitas aos estabelecimentos comerciais, as animadas barraquinhas e o grande dia que chegou majestoso, com aquele andor lindo, trazendo nossa padroeira acompanhada de seus amigos das comunidades. Foi lindo e abençoado”, pontuou Margarida Maria nas redes sociais da Paróquia.

Em meio aos agradecimentos à santa intercessora, um pedido especial. “Que a mãe de Maria e avó de Jesus cubra todas as famílias com seu manto sagrado, trazendo paz, união e renovação da fé aos nossos lares”, suplicou Elizabeth Paulino Borges.

Mais do que preservar uma tradição secular, as celebrações de Sant’Ana e São Joaquim reafirmam a importância da família, da transmissão da fé entre as gerações e do papel dos avós como testemunhas do amor de Deus. Em Lavras e Barroso, a expressiva participação dos fiéis demonstra que a devoção aos avós de Jesus continua viva, renovando a esperança e fortalecendo a caminhada da Igreja.