Na noite do último sábado, 24, a emoção tomou conta do povo católico de Luminárias. Após quase cinco anos de obras, foi apresentada à comunidade a Matriz de Nossa Senhora do Carmo. A cerimônia de apresentação foi conduzida pelo pároco, padre João Dantas, com a presença do pároco emérito, Monsenhor Waldyr Henrique Mancinni. O momento também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da paróquia.
No início da apresentação todos os símbolos religiosos que fazem parte da nova arquitetura da matriz estavam cobertos com grandes panos brancos, que iam sendo descidos de acordo com a explicação minuciosa feita pelo padre João, ao som de músicas temáticas.
A começar pelos lustres, simbolizando a Luz de Deus, passando pela apresentação dos novos vitrais, retratando figuras de Santos da Igreja, assim como os quadros da Via Sacra e cruzes da coluna, além da mesa do altar, pia batismal e ambão, esculpidos em mármore, acompanhando o antigo e original altar mor. A reforma contou ainda com um novo piso e paredes de granito.
A surpresa maior, que levou a comunidade às lágrimas, se concentrou nos detalhes do teto: uma hóstia suspensa sobre o presbitério, um cordeiro esculpido em madeira, uma cruz iluminada e um gigante vitral de Nossa Senhora do Carmo, ideias pensadas exclusivamente para a paróquia de Luminárias.
No dia seguinte, domingo, às 10 horas da manhã, Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano, presidiu a cerimônia e missa de Sagração da Igreja Matriz, que foi abençoada no início da década de 50. A gratidão do povo, pelos esforços e lideranças do Padre Joãozinho, estava expressa no brilho de cada olhar e nas palavras de gratidão e aplausos.
O restante da obra que se concentra na parte externa do templo, está prevista para ser concluída até dezembro deste ano. Os padres da cidade, Padre João e Monsenhor Waldyr celebraram as suas primeiras missas na Matriz recém Sagrada a Deus, respectivamente na tarde e na noite do mesmo domingo.
Texto: Vinícius Wilherm de Baskerville
Fotos: redes sociais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Luminárias.















