Benção de imagem e procissão das Endoenças marca programação festiva em capela de São João

Mais uma vez a Capela de Nossa Senhora das Dores, pertencente a Santa Casa de Misericórdia, abrirá as portas para celebrar a Semana Santa em São João del-Rei. Inaugurada em 1918, a capela será espaço para uma especial programação com a visita do bispo e procissão das Endoenças.

A programação tem início início neste sábado, 06, com missa e visita do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. no sábado seguinte, dia 13, haverá celebração comunitária da penitência e entronização e benção da nova imagem do cristo da Paixão. A obra, esculpida em tamanho real, é de autoria do escultor sacro são-joanense, Fernando Pedersine. Por mais um ano a capela também servirá como “passinho’ para visitação.

Outra atração será a procissão do Fogaréu (ou endoenças), resgatada ano passado. Realizada no período imperial, com incentivo de Dom Pedro II, a cerimônia recorda a prisão de Jesus Cristo no Horto das Oliveiras.

A procissão começa as onze horas da quinta-feira santa. As luzes das ruas de pedra são apagadas. A cidade passa a ser iluminada apenas pelas tochas levadas pelos “farricocos” – como são conhecidos os personagens descalços, com túnicas coloridas e máscaras, que representam os soldados romanos.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).