Bispo abençoa Pedra Fundamental da nova igreja, em Barroso

O último domingo, 7 de agosto, foi dia de festa para a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na cidade de Barroso. O motivo vem do início da construção da igreja dedicada a São João Maria Vianney e a Jesus Misericordioso.

Logo pela manhã, com a presença do Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, juntamente com o Pároco, Padre Pedro Wiermann, autoridades municipais e moradores do bairro Bedeschi, aconteceu a celebração eucarística na qual o Bispo Diocesano abençoou a pedra fundamental e o terreno onde se dará a construção do novo templo religioso. O momento foi de grande emoção e alegria para a comunidade que há anos sonha com o início da construção da nova igreja.

Para um dos coordenadores da obra, Wendel Nascimento, o templo que sobre esta pedra fundamental será elevado será para esta comunidade sinal firme de eclesialidade e quer ser para toda Barroso sinal da Misericórdia. “Quisera a Providência Divina que a igreja da Misericórdia e São João Maria Vianney fosse finalmente iniciada no ano de 2022, após a pandemia do novo coronavírus. Momento que exigiu de nós profundo esforço e desejo sincero de sororidade e empatia”.

Para o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Padre Pedro Wiermann, os fiéis da comunidade do Bedeschi sempre se reuniram nas ruas do bairro e, também, no salão construído pelo Padre Fábio Damasceno para celebrar a eucaristia. Ainda, segundo o pároco, com a sua chegada na paróquia os moradores do bairro manifestaram-lhe o desejo de construir uma igreja. Com a acolhida da proposta, deu-se início a diversas campanhas e, também, à realização de leilões para custear as obras. Também foi elaborado o projeto da nova igreja, que foi apresentado e aprovado pelo Bispo Diocesano.

Pedra Fundamental

A Pedra Fundamental é um bloco maciço de mármore, encontrado nas formações rochosas de Barroso. Feita de matérias primas fora dos padrões dimensionais, que seriam descartadas na natureza sob a forma de passivo ambiental, foi transformada em produto acabado de primeira linha doada pela empresa barrosense Petra Minas.

Junto à Pedra foi depositado as cinzas do primeiro cruzeiro da comunidade do Bedeschi abençoado em 22 de agosto de 1994 pelo Reverendíssimo Senhor Padre Antônio Claret, que na data era vigário paroquial de Sant’Ana. O cruzeiro foi colocado logo após a doação do terreno sob o pretexto do início das obras da futura igreja como se lê nos livros de tombo da Matriz de Sant’Ana. Passados 28 anos suas cinzas estarão para sempre eternizadas nos alicerces da igreja que se erguerá.

Colaboração de Luís Alberto dos Santos | Seminarista

Fotos: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima