Bispo escreve mensagens sobre o Dízimo para o mês temático de novembro

Em várias dioceses do Brasil o mês de novembro é dedicado, de forma especial, ao Dízimo. Em São João del-Rei a campanha tem início neste domingo, 06, e contará com mensagens semanais do bispo sobre a importância da contribuição na vida do cristão.

O material já começou a ser distribuído para as paróquias. Nele, estão incluídos folhetos com orações para cada domingo do mês e um cartaz. Segundo o bispo, Dom Celio de Oliveira Goulart, a proposta é que a mensagem chegue a todos os paroquianos. “Será sempre uma pequena mensagem a ser lida no final de cada celebração e que pode, também, ser levada para casa. O objetivo é partilhar a mensagem com sua família”, explica.

14961371_1139205149482459_909255603_n

Neste primeiro domingo o material irá trabalhar a definição do dízimo. Confira na íntegra o texto de Dom Célio:

O QUE É O DÍZIMO?

É uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio do qual cada comunidade assume a corresponsabilidade de sustentar sua comunidade, sua paróquia, sua diocese.

14971279_1139205596149081_1873031488_nDeste modo o dizimista experimenta o amor gratuito de Deus e procura corresponder com gratuidade pelos bens recebidos em sua relação com Deus. É de Deus que nos vem todos os dons! E nossa Igreja Católica aponta caminhos onde percebemos a presença gratuita de Deus: nas celebrações dos Sacramentos, nos trabalhos de evangelização, na dedicação de seus Ministros Ordenados, na prática da caridade e solidariedade para com os mais necessitados.

O dízimo não será uma cobrança por aquilo que a Igreja ou sua Comunidade realiza, mas uma expressão profunda de vivência da fé. O dizimista entrega aquilo que lhe seja possível, de acordo com sua renda, de modo a se sentir bem com aquela contribuição que mensalmente oferece à comunidade. Muitos são aqueles que, tomando consciência deste dever do cristão católico comprometido com nossa Igreja, iniciaram esta experiência de entrega do dízimo e perceberam uma grande mudança na vivência de sua fé e na ação transformadora da graça de Deus em sua vida.

A você que é dizimista nosso agradecimento por sua corresponsabilidade na manutenção de nossa Igreja. A você que está tomando consciência desta sua responsabilidade como cristão católico, procure ser generoso e participe como dizimista em sua comunidade.

Que Deus abençoe a todos.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano