Fé, oração, devoção. Palavras que podem traduzir a noite do último sábado, 16. Igreja repleta; largo lotado de fiéis. Todos à espera do início da procissão em honra a Nossa Senhora do Carmo, na histórica cidade de São João del-Rei.
Percorrendo as ruas do centro histórico da cidade, fiéis demonstravam seu amor e devoção a Maria com o título do Monte Carmelo. Para Tiago Felipe, membro da Ordem Terceira a 16 anos, a festa tem uma emoção especial. Ele, que percorreu todo o trajeto carregando nos ombros o andor com a Imagem de Nossa Senhora traduziu os sentimentos: “É muita emoção poder conduzir o andor de Nossa Senhora pela cidade, a lágrima no rosto e o nó na garganta já começam antes de sair da igreja”.


Sentimentos não tão diferentes das irmãs Kênia e Kelly Paiva. Segundo elas, a emoção foi incalculável, afinal, as jovens confeccionaram o véu que cobria a fronte da imagem. “Fizemos com muita dedicação e amor para nossa Rainha protetora. Isso ficará marcado em nossa memória, afinal, não era um simples véu, era o sonho de podermos homenagear nossa mãezinha”, destaca Kelly que realiza o ato pela segunda vez.


Na chegada da procissão, palmas, sinos e fogos embalaram a emoção dos fiéis, acompanhado pelo canto da Ave Maria. Após o cortejo, os fies se dirigiram para o interior da igreja para a benção do Santíssimo Sacramento e o canto do Te Deum Laudamus. A festividade prossegue até quarta-feira, 20, com o tríduo em honra a Santo Elias, patriarca da Ordem Carmelita.















