CNBB abre inscrições para o 13º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o 13º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra (ENAAS). O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do Setor Espaço Litúrgico. Esta edição será realizada de forma on-line, de 3 a 5 de novembro. A temática central vai tratar da necessidade e dos critérios para a adequação litúrgica dos espaços celebrativos.

Realizado a cada dois anos, o Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra tem a intenção de promover um debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja. Os encontros favorecem assim, o intercâmbio de experiências e a formação. O ENAAS é oportunidade ainda de refletir sobre a teologia litúrgica e abrir diálogo com as leis civis de segurança e acessibilidade e com os órgãos de preservação do património artístico e cultural.

O evento é voltado para estudantes, docentes, profissionais de arquitetura, engenharia e artes, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, membros dos conselhos de economia e administração de paróquias e santuários, equipes de liturgia e pessoas envolvidos tanto direta quanto indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas.

O 13º ENAAS conta com parceria do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp) e com o apoio da Comissão Episcopal para Cultura e a Educação da CNBB, da Associação dos Liturgista do Brasil (Asli), da Faculdade São Basílio Magno (Fasbam) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado com a CNBB.

A programação terá cinco conferências, uma roda de conversa e um momento de homenagem ao arquiteto e monge Gabriel Chávez De La Mora.

Para conferir a programação completa e se inscrever no evento, acesse: bit.ly/ENAAS2021