CNBB lança material de preparação para o 3º Ano Vocacional do Brasil

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Com o objetivo de aprofundar a temática, a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Edições CNBB, lança o texto-base do 3º Ano Vocacional. O subsídio foi redigido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e já encontra-se disponível em pré-venda (aqui).

“Seu sentido está em favorecer que cada pessoa acolha o chamado de Jesus como Graça, de maneira que mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”.

Além do texto-base, a Comissão também preparou um subsídio catequético para crianças e adolescentes, com roteiros para encontros. O subsídio possui reflexões que são apresentadas de forma lúdica e pedagógica e conta ainda com um encarte, colorido e destacável, com jogos e atividades. O texto é ideal para educadores, pais e catequistas.

Lançamento oficial

O lançamento oficial do texto-base do 3º ano vocacional acontecerá após a missa de abertura do mês vocacional no próximo dia 1º de agosto. A celebração acontecerá às 19h, na capela da CNBB, e será transmitida por emissoras de televisão de inspiração católica (TV Nazaré, TV Rede Século 21 e TV Horizonte) e também pelas redes sociais da CNBB  (Youtube e Facebook) e da Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB Nacional (Youtube e Facebook).

Após a missa, haverá a live de lançamento do texto-base, às 21h, com um bate papo que contará com a participação da irmã Maristela Ganassini, do Setor Juventude e Vocações da CRB; do referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque e do presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm.

A transmissão será pelas redes sociais da CNBB, Edições CNBB e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). 

Fonte: CNBB

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).