Coleta Missionária será realizada neste final de semana em todo país

No próximo final de semana, dias 23 e 24 de outubro, a Igreja do Brasil realiza a Coleta Missionária durante as celebrações em todas as dioceses. As contribuições arrecadadas beneficiam centenas de projetos para milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo, através do Fundo Mundial de Solidariedade.

A Coleta Missionária quer despertar a sensibilidade para poder ajudar tantas regiões necessitadas de missionários e de recursos. O Dia Mundial das Missões foi instituído pelo papa Pio XI em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

Em 2020, o Fundo Mundial de Solidariedade distribuiu aos projetos missionário mais de R$ 680 milhões. As dioceses do Brasil puderam colaborar com um total de R$ 5.005.994,86.

Ao destacar o tema da Campanha, o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim, recordou que a missão se faz com os joelhos que rezam, com as mãos que partilham e com os pés que levam ao caminho para lugares distantes.

Doe no pix abaixo

A ajuda material pode ser feita através dos envelopes distribuídos nas paróquias durante o mês missionário. A coleta missionária é uma forma de lembrarmos da importância de nossa participação com a missão no mundo.

Neste ano, para aqueles que desejarem fazer a sua doação sem sair de casa, as POM disponibiliza a transferência por PIX, tornando mais fácil o acesso.

As ofertas devem ser integralmente enviadas às POM que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade, em Roma, para apoiar projetos missionários em todo o mundo. A coleta missionária é uma forma de lembrarmos da importância de nossa participação com a missão no mundo.

A chave pix é o email: [email protected]

Saiba como acontece a Coleta Missionária

A colaboração do Dia Mundial das Missões tem como finalidade a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Desta coleta, 80% são destinados para auxiliar atualmente 1.050 dioceses pobres nos “territórios de missão” e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil. Em 2020, o Fundo Mundial de Solidariedade distribuiu aos projetos missionário mais de R$ 680 milhões. As dioceses do Brasil puderam colaborar com um total de  R$ 5.005.994,86.No mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos cristãos as ofertas por meio da coleta para as missões. Essas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias.

Até o final do ano, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF). A direção nacional das POM comunica a Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado, e repassa os valores para o Fundo Mundial de Solidariedade. A Assembleia Geral das POM, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes.

Os principais projetos são: Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização; Formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as); Manutenção de missionários e igrejas em terras de missão; Meios de comunicação social e de transportes; Apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas; Construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais; Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos; e Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.

Saiba mais: www.pom.org.br