Com festa, Ibituruna celebra centenário de nascimento do Padre José Nicolau

A cidade de Ibituruna celebrou na última sexta-feira, 05, o centenário de nascimento do saudoso Padre José Jorge Nicolau. O sacerdote foi pároco por mais de 45 anos na comunidade e deixou grandes feitos na cidade.

Padre Nicolau trabalhou em São João del-Rei durante 2 anos, junto do Monsenhor Almir, na Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, foi transferido para Ibituruna, sua terra natal. Sua primeira e única paróquia como pároco.

Para marca da data, a Paróquia realizou o um tríduo preparatório, culminando com uma missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. “Padre Admilson, junto com a comunidade paroquial, teve essa bela iniciativa para celebrar a memória do Padre José Jorge Nicolau. Sem duvida um grande exemplo a ser seguido por todos os cristãos. mesmo aqueles que não tiveram a oportunidade conhecê-lo, devemos nos admirar e se espelhar nessa bela missão”.

Durante a homilia, Dom José Eudes retomou as lembranças do Monsenhor Juvenal e falou sobre a figura do homenageado. “Pelas lembranças desse amigo, percebemos que padre José Jorge ra uma pessoa amável, caridosa e prestativa, além de cordial, acolhedor e disponível”, pontua.

Para padre Admilson Paiva, a figura do Padre José Jorge reforça a dedicação do sacerdote para com o seu povo. “Há dois anos que cheguei aqui (cidade de Ibituruna) sempre ouvi tantas histórias de amor, sinceridade e respeito a este grande sacerdote. Que sempre zelou pelo seu rebanho”.

Padre Admilson também falou sobre o contraste de épocas, com realidades diferentes e as distintas formas de relacionamento. “Não é que ele era bravo ou ranzinza. Era uma época diferente. uma criação totalmente diferente da que temos agora. Isso também reflete na parte comportamental. O que interessa é que, ao passarmos pela vida das pessoas, devemos deixar rastros de amor e é esse sentimento que nos faz estar aqui, celebrando a memória de Padre José Jorge”.

Além da missa, a programação contou ainda com a inauguração do Centro de Pastoral e memorial Padre José Jorge Nicolau.