Comunidade Ponte de Misericórdia cria quiz para avaliar a Preparação para o Matrimônio

Uma enquete ou um jogo de perguntas, popularmente conhecido como quiz, sobre Preparação para o Matrimônio acaba de ser lançado no Brasil, o que é algo totalmente original. O quiz da Preparação para o Matrimônio é uma pesquisa-reflexão para que agentes de preparação, sacerdotes e todos os fiéis interessados no tema façam uma breve análise da Preparação para o Matrimônio em suas paróquias.

Veiculado de forma digital para ser acessada em celulares, tablets e computadores, tem 20 perguntas e ao final apresenta uma nota que, de forma bem humorada, exibe um comentário do autor e um rosto do Papa Francisco para cada faixa de pontuação. 

A participação é livre e de forma anônima, não sendo necessário se identificar. Mas se for de interesse do usuário, ele pode informar um e-mail para receber o arquivo em pdf, permitindo aplicar a versão impressa nos seus grupos paroquiais ou de pastoral familiar.

O trabalho é fruto da parceria entre a seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, na pessoa do seu diretor Doutor Padre Rafael C. Fornasier, e o leigo André Parreira, que há mais de uma década se dedica ao estudo e formação sobre a Preparação para o Matrimônio e é autor, com sua esposa, do livro Matrimônio: Encontros de Preparação, publicado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar-CNBB. A programação foi feita pelos missionários da Comunidade Ponte da Misericórdia da Diocese de São João del-Rei, que utilizam a informática como ferramenta de evangelização através de serviços e cursos variados.

O autor explica que, após muitos anos estudando e dando formações, bem como escrevendo artigos e livros, decidiu reunir em poucas perguntas os pontos estruturais mais importantes relacionados à Preparação para o Matrimônio para que as pessoas não somente avaliem seus grupos, mas também tenham sugestões de como aprimorar esta atividade pastoral.

Fonte: institutofamiliajoaopaulo2.org.br

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).