Corpo do Cardeal Cláudio Hummes é velado na Catedral da Sé

O corpo do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, está sendo velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, a Catedral da Sé, na região central da capital. Hummes morreu na manhã desta segunda em São Paulo, aos 87 anos, informou o Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo. O cardeal tratava um câncer. O velório começou nesta segunda às 19h15, quando o corpo chegou à Catedral da Sé, e vai até quarta-feira 06, às 1h, quando haverá missa e sepultamento na Cripta da Catedral.

Dom Cláudio era um dos arcebispos mais influentes na Santa Sé. No Conclave em que foi escolhido o Papa Francisco, em 2013, foi revelado que a escolha do novo líder da Igreja Católica foi inspirada pelo religioso brasileiro.

O arcebispo emérito era conhecido também por defender as causas indígenas. No Sínodo da Amazônia, em Roma, em 2019, ele defendeu a demarcação de terras indígenas, o que chamou de “fundamental” para eles e para a preservação da floresta.

Dom Cláudio nasceu em Salvador do Sul, no Rio Grande do Sul, e entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores. Ele recebeu a ordenação sacerdotal em 1958 e a ordenação episcopal em 1975. O religioso foi bispo diocesano de Santo André (SP), arcebispo de Fortaleza, no Ceará, e Arcebispo de SP.

Informações: CNBB