Diocese adota nova redivisão em suas foranias

Este mês de julho será marcante para a Diocese de São João del-Rei que adere, para este segundo semestre, uma nova divisão territorial: a criação de duas novas regiões foranias. “Depois de ouvir opiniões dos Presbíteros das Foranias de São João Del Rei e de Lavras, como também refletido sobre questão tão importante no Conselho Diocesano de Pastoral e no Conselho Presbiteral, achamos por bem criar mais duas Foranias”, explicou o bispo, Dom Célio Goulart, em sua última circular.

Com a nova divisão a Diocese passa a ter seis regiões forânias. Confira o resultado final:

• Forania de Nossa Senhora do Pilar: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, Catedral  –  Paróquia de São Francisco de Assis, cidade – Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte –  Paróquia de São José Operário – Paróquia de São Sebastião, distrito de  São Sebastião da Vitória – Paróquia de São Miguel Arcanjo, distrito de Arcanjo – Paróquia de São Francisco de Assis, distrito de Emboabas.

Instalação: Dia 17 de agosto, na Missa das 19:00 hs, na Igreja Basílica Catedral de Nossa Senhora do Pilar.

• circularForania do Senhor Bom Jesus de Matosinhos: Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – Paróquia de São Judas Tadeu – Paróquia de São João Bosco –  Paróquia da Imaculada Conceição, Colônia do Marçal – Paróquia de São Sebastião, Santa Cruz – Paróquia de Santa Rita de Cássia, Ritápolis – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Coronel Xavier Chaves.

Instalação:  Dia 04 de agosto, na Missa das 19:00 hs, na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del Rei.

• Forania Nossa Senhora da Conceição: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Prados – Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, Resende Costa – Paróquia Santo Antônio, Lagoa Dourada – Paróquia Santo Antônio, Tiradentes – Paróquia Nossa Senhora das Dores, Dores de Campos – Paróquia de Sant´Ana, Barroso – Paróquia do Rosário de Nossa Senhora de Fátima, Barroso.

• Forania de Nossa Senhora de Nazaré: Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Conceição da Barra de Minas – Paróquia de São Gonçalo do Amarante, Ibituruna – Paróquia Santo Antônio, Itutinga – Paróquia de São José, Itumirim.

Instalação: Dia 08 de setembro, na Missa Festiva das 18:00 hs, em Nazareno.

•  Forania de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação: Paróquia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, Andrelândia – Paróquia São Vicente Ferrer, São Vicente de Minas – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Minduri – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Carrancas – Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus, Madre de Deus de Minas – Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Piedade do Rio Grande.

• Forania de Sant´Ana: Paróquia de Sant´Ana, Lavras – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Lavras – Paróquia de São Sebastião, Lavras – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Lavras – Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Lavras – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Ijaci – Paróquia de São Sebastião e de São João Batista, Ingaí – Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, Luminárias.

Instalação: Dia 25 de julho, na Missa da Novena, às 19:00 hs. Na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Lavras.

As novas Foranias já se organizaram em um momento do Retiro e escolheram seus Vigários Forâneos, bem como as datas de suas instalações oficiais.

Os Vigários Forâneos para a Forania de Nossa Senhora do Pilar e de Sant’Ana, continuarão sendo padre Geraldo Magela da Silva e padre  Marcos Alexandre Pereira. Para a Forania do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi escolhido padre  Claudir Possa Trindade e para a Forania de Nossa Senhora de Nazaré foi escolhido o padre  Rondineli Cristino.