Diocese inicia festa em honra a padroeira neste domingo, dia 03

A devoção a Mãe de Jesus é muito visível na região pela quantidade de Capelas, igrejas e Grutas dedicadas a Ela nos seus diversos Títulos. Dentre estes, foi escolhido o de Nossa Senhora do Pilar para ser a Padroeira da Diocese e também da cidade de São João del-Rei.

Segundo a tradição espanhola, umas das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização. Os espanhóis têm um amor e uma devoção muito grande a sua imagem colocada em cima de uma coluna (ou Pilar). A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos.

Tamanha devoção chegou ao Brasil em 1690 e está presente até hoje em cidades do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais, como São João del-Rei.

Celebrada no dia 12 de outubro, a festa conta com missas, novenário, translado de imagem e bençãos. Toda a programação será transmitida ao vivo pelas redes sociais da paróquia e, como forma de prevenção ao Coronavírus, haverá restrições presenciais no interior da Igreja Matriz.

Este ano a festa tem como tema “Igreja: povo reunido na unidade da Santíssima Trindade”. Todos os dias às 18h30min, recitação do terço e às 19 horas, Missa e Novena Solene. Neste ano com participação de diversos padres e paróquias da Diocese. Confira a programação completa!

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).