Em pleno período quaresmal a CNBB propõe aos católicos brasileiros a Campanha da Fraternidade, na busca de chamar a atenção e proporcionar uma reflexão sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Para refletir sobre a Fraternidade e Moradia, a Diocese de São João del-Rei vai promover no dia 21 de fevereiro uma formação para clero e leigos sobre a Campanha da Fraternidade e a proposta de trabalho para 2026. O evento vai acontecer no Salão Irmão Sol, em São João del-Rei, e os interessados podem se inscrever até a segunda-feira, 16, sendo eles padres e 03 representantes de cada paróquia.
A intenção do evento, assim como nos anos anteriores, é de promover diálogos e sensibilizar a sociedade e a Igreja para a temática. Para trabalhar a abordagem do assunto, Padre Rodrigo Souza da Silva, secretário executivo do Regional Leste 2 da CNBB, proporcionará momentos de estudo, análise e reflexão, aprofundando as pistas de trabalho propostos pelo Texto-Base da campanha. O sacerdote é graduado em Teologia pelo Seminário Maior São José da Arquidiocese de Mariana em 2008 e Filosofia pelo CESB em 2010. Fez especialização em Teologia Pastoral e mestrando em Teologia, com ênfase na Práxis teológica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em 2018. Também atuou como professor no Seminário Maior João XXIII da Diocese de Paracatu.
A temática da CF desde ano insere a Igreja no Brasil num caminho de conversão que toca um dos direitos humanos mais elementares: o direito de ter onde morar com dignidade. A CNBB explicita que a CF 2026 deseja “despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã”, mostrando que refletir sobre casa, rua, favela, aluguel e periferia é também fazer teologia e pastoral.
Os interessados em participar do encontro devem procurar a Secretaria paroquial de sua Paróquia. O evento é gratuito.








