Dom José Eudes completa 57 anos neste domingo, 30, Dia do Bom Pastor

No dia que a Igreja celebra a festa do Bom Pastor, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, completa 57 anos, testemunhando, através da vida, os grandes ensinamentos de Jesus Cristo.

Sétimo filho do casal João Batista e Virgínia Campos do Nascimento, Dom José Eudes é natural de Barbacena, Minas Gerais. O nome veio de um sorteio (relacionado aos padres presentes) na tradicional festa de São José Operário.

Sempre acompanhado da mãe, dona Virgínia, ele trilha sua vida, dando seu testemunho de fé e amor a família. Ordenado sacerdote em 1995 e sagrado bispo em setembro de 2012, tem como lema episcopal a frase “Servus in charitate”, que significa “Servo no amor”.

Inspirado no Papa Francisco, Dom José Eudes destaca a importância de trilhar seu ministério junto da comunidade. “Tenho procurado viver os grandes ensinamentos do Papa Francisco, que o padre, como pastor, não tem que ficar somente há frente do seu rebanho governando, mas também no meio do povo, mais perto deles, caminhando com os próprios fiéis e com todos aqueles que se dirigem a ele, partilhando com eles alegrias e esperanças, dificuldades e sofrimentos, como irmãos e amigos, mas, ainda como pai, que são capazes de escutar, compreender, ajudar, orientar”, pontuou o aniversante.

Assim como Cristo, ele reconhece seu rebanho e caminha junto com o seu povo. “O bispo representa nosso pai maior na fé diocesana. Ele que nos ensina, nos rege, nos guarda, governa e santifica. O bispo vem ao encontro do seu rebanho, da suas ovelhas, para santifica-las através da oração, da bênção. Para ensina-las, através da pregação da Palavra de Deus, qual o lugar que se deve colocar como Igreja”, destacou o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Prados, Padre Rondineli Cristino, durante a última Visita Pastoral, realizada pelo bispo em março de 2023.

Discípulo de Dom Luciano Mendes de Almeida, ele propaga a Boa Notícia e se presta solidário e acolhedor para com todos. Um pai espiritual, amigo, sacerdote. Um verdadeiro Bom Pastor.

FELIZ ANIVERSÁRIO DOM JOSÉ EUDES!