Dom Marcony preside a “Páscoa dos Militares” em São João del-Rei

Na tarde da última terça-feira, dia 04 de Junho, o Arcebispo Ordinário Militar, Dom Marcony Vinícius Ferreira, esteve presente em São João del-Rei, para as atividades da “Páscoa dos Militares”. Chegou acompanhado do Padre Welbert de Oliveira, Major da 4ª Região Militar (4ª RM) e do Padre Tales Tadeu Ananias, capelão da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth). A cerimônia aconteceu na matriz de São Francisco de Assis e contou com a presença de padres, militares e demais leigos.

Dom Marcony foi recepcionado com as honras militares, realizada pela guarda do quartel e pelo Tenente Coronel Gustavo Tiyodi Nakashima, Comandante do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha (11° BI). Em seguida, visitou o memorial Frei Orlando, no salão de honra General de Exército Rômulo BINI Pereira, eterno comandante do Regimento Tiradentes e assistiu a uma demonstração na Pista de Treinamento de Montanhismo (PTM), do Centro de Instrução de Operações em Montanha (CI Op Mth), no 11° BI Mth. Percorreu a cidade de São João del Rei em visita com o comandante, capelães e militares, visitou artesãos locais e Igrejas Históricas.

A Páscoa dos Militares existe desde o ano de 1945. Após a Segunda Guerra Mundial, quando militares retornaram ao Brasil, o período de Páscoa já havia passado, levando assim as Forças Armadas a celebrarem uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, para comemorar com seus familiares, mesmo fora do tempo pascal. Naquela ocasião, a data diferenciada foi estabelecida com a finalidade de conciliar a comemoração da tradicional festa religiosa que, muitas vezes, ficava comprometida pelo cumprimento das diversas escalas de serviço e missões.

Fotos: Ricardo Saldanha