Domingo de Ramos dá início à Semana Santa na Diocese

Fiéis católicos participaram na manhã deste domingo, 09, da tradicional celebração do Domingo de Ramos. O ato litúrgico, que abre a Semana Santa, foi realizado em todas as paróquias da Diocese de São João del-Rei, e recordou a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, alguns dias antes da sua crucificação, morte e ressurreição, como conta a fé cristã.

No centro da histórica São João del-Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo, bispo emérito, conduziu a benção dos ramos e iniciou os ritos na igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, os fiéis saíram em procissão até a Catedral do Pilar, onde se deu continuidade aos ritos litúrgicos.

Dentre os variados momentos da celebração, os ouvidos ficaram atentos ao Canto da Paixão, entoado em gregoriano por Paulo Marcio Amaro e Anthoni Claret, “cronista” e “sinagoga” respectivamente. “Quando pequeno eu assistia o canto da paixão, ajoelhadinho, perto do altar, ao lado da minha mãe, e nunca imaginaria que eu poderia estar cantando. É uma benção poder estar contribuindo, não apenas musicalmente, mas favorecendo a oração do povo”, explica Amaro que, a convite do Monsenhor Paiva, entoa o relato há mais de vinte anos.

DSC04847“O domingo de Ramos tem dois sentimentos. O primeiro é de alegria, de Cristo ter entrado em Jerusalém. E, por já prever sua paixão, há este segundo clima, mais de tristeza”, explica Claret.

Após o canto – que também foi acompanhado pela Orquestra Ribeiro Bastos – o bispo emérito conduziu a homilia, destacando a importância da data celebrada e a preparação do cristão para a Semana Santa. Confira as palavras do bispo no vídeo a seguir:

Coleta da Solidariedade

Também é nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.