Eleições para presidência da CNBB começam nesta segunda-feira, 24

Após estar em retiro no último final de semana, o episcopado brasileiro começa atividades importantes logo na manhã desta segunda-feira, 24, em mais um dia da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). hoje, os bispos vão às urnas eletrônicas instaladas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, para definir os novos membros da presidência da entidade pelos próximos quatros anos (2023-2027).

A votação vai começar, por ordem, para o cargo de presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente e secretário-geral, com votos secretos e até três turnos para cada função. Será considerado eleito aquele que atingir a maioria de dois terços dos votos no primeiro ou no segundo turno de votações.

Ao longo da semana de trabalhos, além dos membros da presidência, também serão escolhidos os 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes, 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente e os bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, no Vaticano.

Também nesta segunda-feira vai acontecer a apresentação do balanço sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como temática a questão da fome no país, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e informes das Comissões para a Amazônia e a de Mineração e Ecologia Integral da CNBB.

Programação

No último sábado, 22, o episcopado brasileiro destinou o período da manhã da 60ª Assembleia Geral da CNBB a uma apresentação da Comissão Especial de Comunhão e Partilha, acerca do projeto de arrecadação e distribuição de recursos destinados a formação de seminaristas das dioceses mais pobres do país. Em seguida, deram início o retiro espiritual que seguiu até a tarde de domingo, 23. O evento foi conduzido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e teve como tema proposto “O amor de Deus”. Um momento de introspeção, oração e silêncio.

Além da votação, os bispos ainda vão se reunir para rezar o terço no Altar Central do Santuário Nacional, às 18h e logo após, às 18h30, vão participar da Santa Missa com vésperas, que será dedicada ao 3º Ano Vocacional do Brasil. A celebração vai ser presidida por dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

IInformações: CNBB | a12