Encontro Vocacional reúne jovens em seminário São Tiago

Perceber o chamado de Deus e entender sua missão no mundo, este é o primeiro objetivo dos jovens que fazem acompanhamento vocacional e que querem atender ao chamado divino. Pensando nisso, o Seminário Diocesano São Tiago promoveu no último sábado, 06, um Encontro Vocacional, contando com a participação de 11 jovens, além dos atuais seminaristas do propedêutico e alguns do seminário maior, dos reitores e do bispo diocesano, Dom José Eudes campos do Nascimento. A programação contou com momentos de oração, palestras e reflexões.

O discernimento vocacional é um processo de conhecimento em que, primeiramente, se procura identificar se o candidato preenche os requisitos específicos para uma determinada Instituição. Depois, se avalia os aspectos da realidade pessoal, através dos quais se compreende se, de fato, a pessoa é chamada àquela vocação específica.

Neste processo permite-se avaliar, além do interesse e da inclinação para aquela determinada vocação, se a pessoa possui também as condições e as virtudes exigidas para vivê-las e, especialmente a reta intenção, isto é, a vontade decidida e provada de entregar-se inteiramente ao Senhor, apoiada por sua fé.