Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, os cristãos católicos celebram o Dia da Exaltação da Santa Cruz, uma festa muito antiga que tem suas raízes no século V, em Jerusalém, e remete a primeira apresentação da Cruz de Jesus como objeto de veneração, encontrado pela Imperatriz Helena no ano 320. Para os fiéis, o objeto onde Cristo morreu deve ser lembrado como símbolo de libertação e de vitória.
Revestida de vermelho, cor litúrgica do martírio e da paixão, a Igreja, diferente do sentimento da Sexta-feira da Paixão, não olha a cruz como instrumento da morte e destruição do Filho de Deus, mas a olha como o sinal sagrado que é símbolo de redenção e religião – o cristão tem na cruz a marca de sua vitória em Cristo.
Ao morrer na cruz, Jesus converteu o instrumento de morte usado pelos romanos em um símbolo de amor eterno e verdadeiro. Afinal, a história não termina no madeiro, mas na Ressurreição.
Mas qual o significado da cruz como objeto devocional para o cristão? Por que muitas pessoas carregam o símbolo preso ao pescoço ou possuem um crucifixo em lugar de destaque dentro das casas ou escritórios?
https://www.youtube.com/watch?v=loslWyzPha8