Exposição de presépios marca celebração do 8º Centenário do Natal Franciscano

Entre os anos de 2023 e 2026, a Família Franciscana comemora um grande jubileu, integrado pelas memórias mais importantes que marcaram o findar da vida de São Francisco de Assis. Neste mês de dezembro, celebra-se o Natal de Greccio, quando São Francisco mobilizou uma comunidade inteira na preparação de um presépio vivo, para que pudessem “ver de algum modo com os olhos corporais os apuros e necessidades da infância de (Jesus), como foi reclinado no presépio…” (1Cel 84). Desde então, a preparação do presépio veio se popularizando e encantando pessoas mundo afora.

Em virtude das comemorações do 8° Centenário do Natal Franciscano, os Frades da Fraternidade Nossa de Lourdes em São João del-Rei estão organizando, com alegria e entusiasmo, uma mostra alusiva à Natividade de Jesus. São presépios, imagens da Sagrada Família e do Menino Jesus, provenientes de diversas regiões do Brasil e do exterior, desenvolvidos a partir de materiais e técnicas diversas: “O nascimento de Jesus em perspectivas”.

“Desejamos que esta exposição, através da linguagem eclética da arte, possa contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas sobre o sagrado, o humano e o conjunto da criação”, pontua Frei Wander de oliveira Souza, organizador da exposição.

A cerimônia de inauguração vai acontecer nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del Rei, localizado à Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 – Largo do Carmo, São João del-Rei. A entrada é franca.