Exposição fotográfica “In Manus Tuas” aborda a expressão da fé cristã através das mãos

Retirado do evangelho de São Lucas, na passagem da morte de Cristo na cruz, a expressão “In Manus Tuas” (Em suas mãos) titula a exposição fotográfica do são-joanense, Marcos Luan Cosme Barbosa. A mostra, aberta para visitação a partir desta quinta-feira, 31, reúne 10 retratações de mãos (de pessoas e imagens sacras) que expressam a fé cristã em meio as tradições quaresmais de São João del-Rei.

Segundo o jovem, a ideia surgiu após a conversa com uma amiga que também aderiu a iniciativa e se responsabilizou pela identidade visual da exposição. “Por muitos anos venho montando um acervo de fotos de cerimônias religiosas. Neste, no caso, apresento as várias mãos do cotidiano, nas celebrações da Quaresma e Semana Santa. Tanto as imagens veneradas nesse tempo, quanto os fiéis que as estendem para fazer pedidos e agradecimentos”.

Marcos Luan já é bem conhecido por seu trabalho nas celebrações da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Uma admiração que foi se encorpando dentro das peculiares tradições da cidade. “Desde muito novo eu gostava de ver as programações das festas que aconteciam na cidade e ficava encantado com as fotos ali encontradas. Passei a fotografar com uma câmera digital por volta de 2013 e, depois, passei a integrar a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Catedral. No entanto, acredito que o ponto de virada pra mim foi em 2016, quando, com equipamento melhor, pude captar ângulos e luzes diferentes. Venho, desde então, mostrar detalhes das cerimônias que ficam, até então, ‘escondidos'”.

O catálogo fica disponível até 12 de abril, no Casarão 35, localizado na Rua Padre José Maria Xavier. A visitação acontece de terça aos sábados, de 11h às 20 horas, e aos domingos de 10h às 15 horas. A entrada é franca.