Faleceu às 00h15 desta quarta-feira, 26 de julho, em função de uma parada cardiorrespiratória, aos 81 anos, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana e ex-presidente da CNBB. Dom Geraldo estava pregando um Retiro para o clero em Altamira, quando sofreu uma queda na noite de segunda-feira, fraturando o fêmur. Como na região não havia recurso hospitalares adequados para o seu caso, estavam tentando transferi-lo para Vitória-ES, aonde residia. O corpo passou a ser velado às 6 horas. A Missa de corpo presente será celebrada às 8 horas na Catedral de Altamira. Logo após, seu corpo será transladado para a cidade de Vitória, no Espírito Santo. A Igreja no Brasil lamenta sua perda, pois era um grande Pastor. Deus o receba em sua Glória!
Convidamos a todos a elevarem preces de agradecimento a Deus pela vida e fecundo ministério de Dom Geraldo. Rezemos em sufrágio por ele, pedindo ao Bom Deus que o acolha na vida eterna, assim como creu, esperou e comunicou, fazendo a “Obra de um Evangelista”.
Sobre Dom Geraldo
Dom Geraldo nasceu em Fundão (ES), aos 14 de março de 1942. Era o segundo filho de Crysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha. Seus irmãos: Ronaldo, Rosa Maria, José Carlos e Luciano. Foi batizado aos 27 de setembro de 1942 pelo Pe. Luiz Gonzaga Parenzi. Iniciou os estudos em sua terra natal, no então Grupo Escolar Ernesto Nascimento, onde fez o curso primário.
Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES). Foi Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011). No dia 23 de junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.
Dom Geraldo e a Diocese de São João del-Rei
Em junho de 2022 Dom Geraldo foi o pregador do Retiro Anual do Clero Diocesano, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, local situado a 75 km de Belo Horizonte e à 19 km de Ouro Preto, o evento teve como tema “Vida e ministério dos presbíteros á luz do magistério da igreja”. Na ocasião, o representante dos presbíteros, padre Vinícius Campos, pontuou como forma de agradecimento a bela experiência com o pregador. “Nós presbíteros somos seres frágeis, pecadores, mas quando lançamos as raízes em Deus, nos tornamos fortes no amor. Sendo assim, obrigado Dom Geraldo, por acima de tudo, nos ensinar que o lírio, uma flor tão bela, perfumada, mas também tão efêmera, quando plantada na Rocha, que é Deus, torna-se forte, sempre viva e exala o perfume de Cristo por onde passa. O seu testemunho entre nós comprovou para todos aquilo que disse no primeiro dia: ‘amo o que sou, gosto do que faço’”.
Em 2022 Dom Geraldo também participou pela primeira vez da Semana Santa em São João del-Rei. A experiência rendeu “Uma Boa Conversa” para o veículo de comunicação da Diocese (veja abaixo!). O Arcebispo Emérito de Mariana também aproveitou a passagem pela cidade para visitar Paróquia Santo Antônio e Beata Nhá Chica e conhecer as ruinas da Igreja de Santo Antônio, local de batismo da Beata Nhá Chica. Em sua visita, Dom Geraldo recordou a profunda devoção da Beata Nhá Chica à Nossa Senhora da Conceição e, em um momento tocante, conduziu a profissão de Fé, fazendo-nos recordar as verdades e os compromissos inerentes a nosso batismo.