Fé e diversão marcam 30º Experiência de Oração Universitária em São João del-Rei

Com o objetivo de proporcionar aos jovens um encontro íntimo com Deus o Grupo de Oração Universitário (GOU) promoveu no último final de semana, em São João del-Rei, o 30º Expo – Experiência de Oração Universitária. O evento, que tem início na manhã de sábado, 30, contou com pregações, momentos de oração, louvor, teatro, pregação e interação.

Direcionado para o público universitários o evento acolheu a todos os interessados. “A Experiência de Oração não é somente para universitários, mas para todos os jovens e adultos que possuem o desejo de voltar seu olhar para Deus e ter uma experiência profunda com Seu amor”, explica uma das organizadoras, Leiriana Gontijo.

Sobre a presença da Igreja no campo universitário, a jovem é clara diante dos benefícios. “O meio cientifico apresenta certa resistência quanto à vivência da espiritualidade, send complicada a inserção dos universitários em um ambiente de aprofundamento da fé. Mas, o objetivo do Ministério Universidades renovadas é exatamente conciliar a fé a razão, o que tem proporcionado o desenvolvimento de muitos”, explica.

Rafael da Trindade e Silva já foi universitário e participa até hoje do Gou. Segundo ele, a presença da igreja cada se faz necessário no ambiente de ensino superior, em vista de tanta maldade e diversidade no mundo. “A universidade é um lugar onde varias pessoas, de diferentes pensamentos, se encontra e, muitas coisas do mundo são apresentas. É importante se manter vivo e forte a imagem de Deus e da igreja, tornando-a presente em todo lugar”, explica.

Para o jovem, eventos assim possibilitam uma grande renovação espiritual. “Lá você encontra novos amigos e respostas pra continuar com a luta diária que cada vez está mais difícil. É um momento único de experiência com Deus onde, realmente, você se transforma e encontra com Espírito Santo, sem contar a alegria de estar perto de grandes amigos e pessoas que te recebem com o maior carinho e amor do mundo. Realmente uma experiência que te transforma e te faz experimentar o amor de Deus”.

Os Grupos de Oração Universitários (GOU) fazem parte do Ministério Universidades Renovadas (MUR) dentro do movimento Renovação Carismática Católica (RCC). Eles acontecem dentro de instituições de Ensino Superior e levam os estudantes a uma experiência com o amor de Deus nos intervalos das aulas.

Nascido na cidade de Viçosa, hoje eles se espalham por todo o Brasil e, em São João del-Rei, se encontram na UFSJ, no UNIPTAN e no IF Sudeste em horários diversos.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).