Inspirados na fé e devoção à Santa das causas impossíveis, cerca de 250 são-joanenses caminharam 25 quilômetros na madrugada do último sábado, 17, rumo ao santuário dedicado a Santa, na cidade de Ritápolis, através da 6ª Caminhada Devocional. O momento foi de grande emoção e alegria.
Segundo Fernanda Chaves, coordenadora do evento, a iniciativa, partiu de um grupo de cinco amigas em 2020. “Foi bem na pandemia que tivemos essa ideia. Era um grupo de amigas de corrida que, a cada ano, ganhava novos adeptos. Antes eram só mulheres participantes, hoje, reuni todas as pessoas. É uma grande oportunidade de fé, partilha mútua e de enriquecimento pessoal”, explica.
Era pouco mais de 4 horas e o adro da Matriz da Imaculada Conceição, na Colônia do Marçal, já estava repleto de fiéis. Com velas e terços nas mãos, os participantes rezaram junto com o diácono Juliano carvalho e receberam a bênção de envio. “Para nós da Paróquia da Imaculada Conceição, é motivo de grande alegria a iniciativa de um grupo de leigos liderados pelo casal Fernanda e Eduardo da Pastoral Familiar, realizarem uma experiência de fé inaugurando um projeto que tem tudo para ficar não apenas no Calendário religioso, mas tbm incorporando a tudo que se tem feito para tornar o Jubileu de Santa Rita de Cassia, um evento religioso de fato marcante na vida de cada devoto e de nossas paróquias também. Que Deus por intercessão de Santa Rita, continue derramando Graças sobre nossas comunidades e nossas famílias”, pontou o pároco e incentivador do evento, Padre Antônio Claret Albino.
No trajeto, demonstrações de fé e de superação, além de pausas para hidratação, partilha e lanches. “Foi lindo. Senti que Deus me dava força em cada passo dado. As músicas cantadas, as preces rezadas no trajeto, o lanche ofertado, o olhar de fé e emoção do povo. Tudo me inspirava. Que bom que participei dessa experiência”, pontuou Jerusa Helena que participou pela primeira vez do evento.
“Agora posso dizer que fiz uma peregrinação. Foram 26 km caminhando. Estava super ansiosa para viver essa experiência. Levei nas minhas orações meus afilhados, vários pedidos especiais. No início foi uma caminhada no escuro, rezando o terço e cantando. Senti um abraço tão carinhoso do Pai. Foi um momento muito forte de encontro pessoal com Cristo e cura pessoal. Quando paramos no ponto mais alto para fazemos uma foto com todos os peregrinos, parecia que estávamos no céu. Uma vista linda, um paraíso. A reta final foi a mais difícil. Subidas muito íngremes, asfalto escaldante e o sol veio com força. Após rezarmos o rosário, foi o momento que mais eu tive a tentação de entrar na ambulância para terminar de chegar. Foram ao todo 26 km de momentos inesquecíveis. Vivemos na carne muitas passagens bíblicas. Nunca imaginei que fosse dar conta, mas Deus com a intercessão de Santa Rita de Cássia. Muita gratidão por tantas bênçãos vividas no caminho. Nunca tinha rezado com meus pés, como os peregrinos”, reforçou Daniela Carine Ramires de Oliveira, outra peregrina de primeira viagem.
Na chegada em Ritápolis, um momento especial no interior do Santuário. Padre Sérgio França acolheu com alegria todos os peregrinos e conduziu uma bênção a cada um deles. O sacerdote falou sobre a figura da santa, aclamada como ‘das causas impossíveis’, e a importância de tê-la como exemplo de vida. “Fico muito feliz em ver que essa ação tem feito diferença na vida de tantas pessoas. Que ano que vem, Deus e Santa Rita, nos dê força para trilharmos novamente essa caminhada”, conclui Fernanda .


















































