Forania realiza formação sobre Música Litúrgica

Aconteceu neste sábado, dia 22, uma Formação sobre Música Litúrgica para todos os grupos da Forania de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, na cidade de Andrelândia. Todas as paróquias da forania foram representadas. Na ocasião, o pároco e anfitrião, Padre Lucas Alerson de Sousa, foi quem conduziu a tarde de formação e de encontro sobre os critérios para a escolha dos cantos litúrgicos e algumas noções com base na nova edição do Missal Romano.

O canto (ou música) litúrgico é aquele que a Igreja admite de direito e de fato na celebração litúrgica, e por este mesmo motivo, deve manifestar plenamente a fé católica. A música será litúrgica quando nela a Igreja reconhecer sua oração, quando ela aparece para acompanhar os textos a serem cantados.

liturgia é o lugar por excelência do encontro das pessoas humanas entre si, e das pessoas humanas com a as Pessoas Divinas, ou seja, a assembléia reunida encontra-se consigo mesma e com Deus. Servir a essa assembléia e ajudar a promover esse encontro é o papel de todos aqueles que atuam na liturgia. Trata-se de desempenhar seu papel de tal modo que se introduza o povo reunido cada vez mais, pela fé, nos Mistérios de Cristo, levando em consideração as suas possibilidades, sua riquezas culturais e seus limites. Este é o caminho mais seguro para se chegar a uma celebração cheia de vida, sobretudo quando se trata de canto e música.

Fotos: PASCOM da Paróquia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.