Forania Sant’Ana realiza evento formativo sobre o processo sinodal

Após a celebração de abertura e eventos de formação nas Foranias Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora da Conceição, Bom Jesus de Matosinhos e Nossa Senhora de Nazaré, sábado, dia 12, foi a vez das Foranias Sant’Ana e Nossa Senhora do Porto da eterna Salvação, promoverem o evento junto da comunidade. O evento contou com a participação de dois representantes leigos de cada paróquia.

Embora o encontro de conclusão do Sínodo esteja previsto apenas para 2023, as dinâmicas do sínodo já vem se realizando a nível diocesano através de encontros, formações e debates. O Povo de Deus tem a missão de estudar e indicar quais caminhos a Igreja deve seguir para viver um renovado ardor missionário, atualizando sempre mais as suas estruturas, funcionamentos e ações.

Segundo o Vigário da Forania Sant’Ana, Padre Odair José de Carvalho, o evento foi muito proveitoso. “Foi uma manhã produtiva, conduzida pelo professor Celso, padre Lucas e os seminaristas Jordano, Gabriel e Geovane. Agora se inicia o tempo de ‘escuta’ em nossas paróquias, através do questionário preparado. Que o Espírito Santo possa conduzir esse momento em cada comunidade paroquial, para que haja de fato, uma escuta integral, com o ouvido e o coração, que buscam a inteireza da realidade”, explica

Esses encontros formativos, agora, realizado em toda a Diocese, fazem parte do segundo passo do plano de ação da Diocese para a etapa diocesana do Sínodo. “A ideia é compreender a vontade de Deus e os caminhos que devemos trilhar”, destaca o sacerdote.