Frei lança livro sobre o medo da morte e a “dormição” de Nossa Senhora

Frei Jacir de Freitas Faria vai lançar nesta terça-feira, dia 10, o livro “O medo do Inferno e a Arte de bem morrer”, abordando a devoção apócrifa da “Dormição” de Maria às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte. A cerimônia vai acontecer às 20h30, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE-BH, Frei Jacir é mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, professor de exegese bíblica e membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano, ele é autor de dez livros e coautor de quinze.

“Este livro, tese de Doutorado em Teologia Bíblica, é fruto de um estudo inovador sobre a temática do medo da morte e do inferno e a sua relação com a devoção à “Dormição” de Maria, no contexto dos evangelhos apócrifos marianos assuncionistas e sua influência na história da Igreja, mais precisamente na composição do pensamento da sociedade da Idade Média e Moderna, de modo específico no Brasil Colônia e Império. Maria como advogada em favor do moribundo diante do seu Filho e Juiz, à criação de irmandades da Boa Morte na Europa e no Brasil”, pontua Frei Jacir.

O exemplar, apresenta uma pesquisa minuciosa, abordando traços de uma forte devoção. “Os portugueses trouxeram no período colonial a devoção à “Dormição” de Maria e incentivaram a criação de irmandades da Boa Morte. Essa devoção foi ressignificada por mulheres negras na Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, na Bahia a partir do encontro entre o catolicismo português e religiões de matriz africana, o que resultou no sincretismo luso-afro-brasileiro”, pontua.

O lançamento do livro faz parte da programação da Festa da Assunção de Maria que segue até o dia 15 de agosto. Quem desejar acompanhar o lançamento do livro, basta acessar o canal de vídeos do Frei Jacir Freitas faria ou da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.