Igreja de Dores de Campos ganha novo retábulo através de campanha

Localizada há 40 km de São João del-Rei, Dores de Campos abriga na cidade uma linda igreja no estilo Neoclássico dedicada a padroeira do município, Nossa Senhora das Dores. Construída no início do século XX, a igreja veio sofrendo, no decorrer do tempo, diversas intervenções, resultando hoje a perda de parte da arquitetura original. É neste contexto que, buscando valorizar a memória e resgatar a beleza artística do templo, que o pároco, padre João Rodrigues de Paula propôs para a comunidade a construção de um novo retábulo. A obra é uma releitura do original com traços atuais e foi custeado através de doações.

Segundo o pároco e incentivador da obra a ideia sempre foi resgatar a história da comunidade e valorizar a beleza do maior monumento arquitetônico da cidade. “A sua confecção tem como objetivo resgatar, dentro de uma releitura mais elaborada, o que existia em sua estrutura original, dotando a atual edificação da Matriz de maior dignidade, beleza e arte. Esse é o espaço onde o povo católico se reúne para adorar a Deus e ao mesmo tempo expressar a devoção e o profundo amor à Maria Santíssima, Mãe de Jesus e nossa Mãe”, explica Vinícius Allan Lima Teixeira, um dos responsáveis pela campanha.

A nova aquisição contou com a colaboração afetiva e efetiva de diversas pessoas da comunidade, agilizando o avanço da primeira etapa do projeto: a confecção em madeira. “Terminado este trabalho, ainda teremos dois importantes passos, a pintura do retábulo e a aquisição das imagens sacras de São João Evangelista e de Santa Maria Madalena, formando, assim, a cena do Calvário, com presença da Virgem Maria, a Senhora das Dores”, explica .

A Igreja é o espaço sagrado em que a comunidade de fé se reúne para se conectar com Deus, ouvir a Sua Palavra e celebrar a Eucaristia, por isso, tal zelo e cuidado.