Irmandade celebra festa de São Miguel Arcanjo em Prados

Do alto de um dos altares da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a imagem de São Miguel Arcanjo se destaca pela beleza e, principalmente, pela forte expressão do arcanjo, festejado nesta quarta-feira, dia 29. Esculpida na metade do século XVIII, a retratação do anjo guardião reforça a devoção de mais de 300 anos, presente até hoje através da Irmandade São Miguel e Almas. No último domingo, 25, missa e procissão marcaram o desfecho da festa deste ano.

Segundo a tradição local, as origens do antigo arraial de Nossa Senhora da Conceição dos Prados remontam de 1704, quando se descobriu ouro na região e se construiu um pequeno templo dedicado à Nossa Senhora. Com a construção da igreja surgiu também a irmandade dos leigos, responsável pela organização da celebração dos ofícios, práticas religiosas e o exercício solidário. As irmandades se consolidaram como formas de organização religiosa e social, como é o caso da Irmandade São Miguel e Almas.

Com Santa Missa solene, rasoura e acolhida de novos membros, a Venerável Irmandade de São Miguel e Almas finalizou as festividades em honra aos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. O dia festivo foi precedido de um solene tríduo preparatório, no qual os fiéis puderam intensificar a devoção ao Príncipe da Milícia Celeste, São Miguel, e aos santos anjos e arcanjos.

As crianças também conduziram a imagem do Santo Anjo da Guarda, realizando a ele suas homenagens e pedindo a sua constante proteção. A tradicional festa foi abrilhantada pelo Coro, Orquestra e Banda da Lira Ceciliana de Prados.