Jovem será ordenado padre neste sábado, 18, em Lavras

A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus vai ganhar um novo sacerdote no próximo sábado, 18. Trata-se do lavrense Bruno Garcia. A cerimônia está prevista para as 19 horas na igreja Matriz de Sant’Ana, em Lavras, e será transmitida ao vivo pelas redes sociais da paróquia.

Ordenação Presbiteral é um momento muito esperado por quem escolhe seguir a vida religiosa. Segundo o jovem de 31 anos, se trata de uma mistura de sentimentos: alegria, esperança e responsabilidade. “É bonito ver como Deus conduz e vem modelando a minha história, um momento único e especial. Mesmo com todos os acontecimentos turbulentos destes tempos, priorizo o que almejo todos os dias na minha vida ‘permanecer no amor Dele’. Ainda que tantas crises estejam se desenrolando em nosso país, que poderiam fazer esse momento passar despercebido, ainda assim, para mim, ele tem uma grande importância. São 16 anos de caminhada, uma vida entregue, com seus percalços, desvios e acertos”, pontua.

Diferente de muitos sacerdotes que “brincavam de celebrar missas” quando criança, Bruno viveu um processo diferente. Sempre que podia, ia para a capela da Comunidade Nossa Senhora Aparecida e não saia de lá. Era seu grande refúgio em todas as horas. “Fui tomando gosto. Fui coroinha, catequista, entrei no grupo de jovens e grupos de oração. Minha vida sempre girou entorno dessa perspectiva, os meus amigos estavam ali, gostava de ficar ali e foi ali que nasceu uma vocação”.

Com uma boa caminhada de Igreja, depois de um bom discernimento pessoal vocacional, decidiu iniciar o acompanhamento vocacional no Seminário Dehonista no ano de 2004, para ingressar no mesmo seminário, no dia 31 de janeiro de 2005. A escolha da Congregação veio através de sua vivência pastoral e caminhada junto da comunidade.

“Começou com os padres da minha Paróquia. Vendo eles celebrarem a Eucaristia, fazendo os atendimentos, sendo próximos, comecei a nutrir dentro do meu coração um ‘desejo’, ou seja, de ser como eles. Mas foi durante uma Missa Vocacional promovida pelo Seminário Dehonista de Lavras que tudo mudou, eles vieram com tudo. Banda, dinâmicas, música boa, uma animação muito grande. Fiquei deslumbrado com tudo aquilo, vendo aqueles rapazes cantando, tocando algum instrumento, enfim, me cativaram de uma maneira que já me sentia parte de tudo aquilo. É aí que começa a minha caminhada, logo já me informei, fiz acompanhamento, e entrei no dia 31 de janeiro de 2005. Muitas pessoas me perguntam se faria tudo de novo e eu respondo que sim. Vale a pena lutar por esse tesouro que é a nossa vocação”.