Jovens de todo o Brasil participam de missão no Alto Xingu-Tucumã/Pará

Termina nesta segunda-feira, 25, a Missão Jovem na Amazônia 2022, projeto promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) com apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). O evento reúne jovens de todo o Brasil na Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, no Pará.

A ação teve início em 2014 como fruto da Jornada Mundial da Juventude de 2013, a ação está em sua quinta edição, sendo a última delas realizada em 2019 na região do Bico do Papagaio, Diocese de Tocantinópolis (TO).

Sobre a Região

A Prelazia do Alto Xingu-Tucumã foi criada em 2019 pelo Papa Francisco. A região anteriormente pertencente à Diocese de Xingu-Altamira, tem como bispo prelado o missionário espanhol Dom Jesús María López Mauleón, OAR, e é formada pelos municípios de Tucumã, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Bannach, Cumaru do Norte e Água Azul do Norte, tendo quatro paróquias e quatro áreas pastorais.

A região, inserida na Amazônia Legal, é povoada por povos indígenas e migrantes de outras regiões do Brasil que chegaram, e ainda chegam, esperançosos, buscando trabalho e melhor qualidade de vida.

experiência missionária

Da Diocese de São João del-Rei participa da missão o seminarista Juliano Henrique. Segundo o jovem, a experiência tem sido única e transformadora. Ouça:

Informações: CNBB

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).