O Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Leste 2 (CNLB Leste 2) realizou no último final de semana, na cidade de Congonhas, a 27ª Assembleia Geral Ordinária. O evento buscou trabalhar a importância do fortalecimento, da articulação e planejamento do Organismo afim de ajudar os cristãos leigos e leigas, a viverem em sinodalidade sua missão numa Igreja em Saída como nos propõe o Papa Francisco.
Segundo Cláudio Guimarães pereira, leigo representante da Diocese de São João del-Rei, o evento foi algo frutuoso e elucidador para a Igreja. “Foi enriquecedor, desde a análise de conjuntura de nosso país, com a formação, a apresentação da Cartilha “encantando a Política”, passando pelos trabalhos em grupos que deram pistas para a nova presidência eleita, pela reação dos participantes com as interpelações feitas, o evento cumpriu com riqueza o que foi proposto”.
Segundo o participante, a presença da Diocese de São João del-Rei na Assembleia é uma forma de reforçar a comunhão com o laicato das diversas dioceses, havendo troca de experiências e conhecimentos, além de uma auto avaliação da presença do laicato nos diversos setores da nossa sociedade. “Para o futuro, acredito que haja sinodalidade (uma das palavras mais usadas durante a 27º Assembleia) entre o laicato e a Igreja no Brasil, principalmente, em relação a CNLB. Creio que de concreto para nossa Diocese, agora, o primeiro passo é sentar com o Coordenador de Pastoral e discutir esta pauta”.
Durante o evento também ocorreu a eleição da nova presidência do CNLB Leste 2, análise de Conjuntura e os encaminhamentos para a 40ª Assembleia Nacional do Laicato, que será realizada nos dias 16 a 19 de junho, em São Luiz do Maranhão (MA).