Livro “Matrimônio: Encontros de Preparação” passa por atualização e ganha novos capítulos

O livro Matrimônio: Encontros de Preparação, que se tornou o livro de preparação para o matrimônio mais conhecido no Brasil, foi relançado com nova versão. O exemplar foi completamente revisado e ampliado, recebendo novos textos complementares (em geral do Papa Francisco), além de um novo layout e dois novos capítulos, passando a oferecer 12 encontros de preparação para o matrimônio.

Em sua primeira versão, centenas de paróquias e dezenas de dioceses o utilizam. Em algumas dioceses, por decreto do bispo, o material se tornou obrigatório. Em 7 anos foram mais de 100.000 casais que se prepararam tendo este material como base da formação.

Segundo os autores, André e Karina Parreira, o material é uma ferramenta para todos os candidatos ao matrimônio, sejam eles namorados firmes, noivos ou mesmo casais que já vivem juntos e desejam se casar. “A orientação da Igreja é que todos os candidatos, independentemente da forma como vivem, recebam a mesma preparação. Por isso, há muito a Igreja não fala em “cursos de noivos” mas em encontros de preparação para a vida matrimonial (EPVM) ou, mais recentemente, catecumenato matrimonial’, explicam.

O livro está em sintonia com as orientações da Igreja e se enquadra na Etapa Próxima do Catecumenato Matrimonial conforme os Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial, publicado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 15/06/2022.

Uma das dioceses que servem de exemplo de sucesso do livro é a Arquidiocese de Ribeirão Preto/SP. Nesta grande arquidiocese, André ministrou, em 2017, um curso de dois dias para todo o clero (mais de 150 sacerdotes). Em seguida, aconteceram diversos momentos de formação dos agentes de pastoral familiar e outros movimentos que atuam na preparação. A partir de 2019, um decreto do bispo, passou a proibir os “cursos de noivos de fim de semana” e determinou que todas as paróquias realizassem os EPVM com o livro do casal André e Karina. Recentemente, o processo de escuta sinodal apontou os benefícios desta caminhada com avaliação muito positiva por parte de sacerdotes, dos agentes e dos casais que passaram pela preparação.

O arcebispo, Dom Moacir Silva, é autor da apresentação do livro e comenta que foi a melhor decisão da Igreja Particular em relação a evangelização da família. “Já estamos colhendo bons frutos da aplicação desta Catequese Matrimonial. Tendo por base a rica experiência de catequese matrimonial na Arquidiocese de Ribeiro Preto, recomendo este livro para as dioceses do Brasil em vista do catecumenato matrimonial”, pontua.

Sobre os autores

André Parreira e Karina Parreira, casados desde 1998, pais de sete filhos. Karina dedica-se integralmente ao lar e filhos. André é graduado em Ciências, Mestre em Tecnologia e phD
em Ensino de Física. Foi professor e, há duas décadas, é consultor de tecnologias educacionais.

Há mais de 20 anos atuam na preparação para o Matrimônio e na formação de agentes de Pastoral Familiar. Foram membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e casal referencial nacional para o Setor Pré-Matrimonial. André publicou diversos livros, artigos e palestras sobre matrimônio e família e é colaborador da seção brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II.

Em 2022, foram convidados pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé/Vaticano) a fazerem uma das conferências do Encontro Mundial das Famílias em Roma. Além do presente livro que, em sua primeira versão atingiu mais de 100.000 casais, também escreveram juntos O Amor Celebrado: a sexualidade na vida matrimonial em perguntas e respostas, Ed Quadrante. Acompanham casais – especialmente aqueles que se preparam para o Matrimônio – e palestram em retiros no Brasil e no exterior. São os criadores do projeto de formação on-line Escola do Matrimônio.